O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA BNCC

PENSANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS

Résumé

O Brasil estabeleceu uma base curricular comum para a Educação Básica e, com isso, todas as escolas públicas e privadas do país receberam um novo desafio de construir e desenvolver na prática currículos contemplando uma lista de habilidades e direitos exigidos por essa normativa, acrescentando ainda temas transversais contemporâneos e elementos da realidade local. Há em curso, porém, outra demanda que não veio de fora da escola e que também se constitui um desafio: a interdisciplinaridade. A perspectiva da abordagem interdisciplinar na escola se vincula à ideia de que o trabalho cooperativo dos professores e o estudo integrado de problemas concretos podem ajudar a diminuir a tradicional forma descontextualizada e fragmentada de apresentar os conteúdos e facilitar o processo ensino-aprendizagem. Como a Educação Infantil não ficou de fora da base nacional, desenvolveremos neste estudo uma reflexão sobre a ocorrência de riscos de fragmentação do currículo organizado para as crianças pequenas. A discussão parte da análise documental dessa nova normativa e de pesquisas bibliográficas, detalhando os Campos de Experiências e buscando entender se existem conexões ou distanciamento entre seus elementos constitutivos.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Emilly Souza Coelho Badaró, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestra em Ensino pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Centro Especializado de Atendimento à Mulher.

Marcelo Nocelle de Almeida, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Associado II do Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra da Universidade Federal Fluminense.

Publiée
2022-09-08
Comment citer
Badaró, E. S. C., & Almeida, M. N. de. (2022). O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA BNCC. Imagens Da Educação , 12(3), 101-120. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v12i3.51186
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores