RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS NO CONTEXTO ESCOLAR

UM ESTADO DA QUESTÃO DAS PESQUISAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Palavras-chave: religiosidade de matriz africana; educação; estado da questão

Resumo

Este texto tem como objetivo mapear produções científicas que abordam a religiosidade de matriz africana como fonte de segregação e silenciamento no contexto escolar. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com triangulação de dados, permitindo observar o fenômeno de vários ângulos e comparar entre si dados de diferentes fontes. Como resultados, identificamos trabalhos que cujo foco foi a cultura e religiosidade de matriz africana no contexto escolar; o empoderamento feminino nas religiões de matriz africana; as tensões entre religiões de matrizes africanas e escola. O mapeamento aqui empreendido demonstra o compromisso da comunidade científica na reflexão do tema, evidencia, também, os empenhos de pesquisadores em divulgar a construção de novas práticas pedagógicas, novas matrizes curriculares, a busca pela transformação da sociedade o reconhecimento dos sujeitos e seus lugares de pertencimentos, inclusive com indicativos de novas análises a serem realizadas.

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Biografia do Autor

Sérgio Teixeira da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor de Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Contagem/MG.

Alexandre Gomes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador Pedagógico 1º e 2º Ciclos na Prefeitura de Belo Horizonte.

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Publicado
2021-12-17
Como Citar
Silva, S. T. da, & Soares, A. G. (2021). RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS NO CONTEXTO ESCOLAR. Imagens Da Educação , 11(4), 47-72. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i4.54004
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores