RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS NO CONTEXTO ESCOLAR
UM ESTADO DA QUESTÃO DAS PESQUISAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Resumo
Este texto tem como objetivo mapear produções científicas que abordam a religiosidade de matriz africana como fonte de segregação e silenciamento no contexto escolar. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com triangulação de dados, permitindo observar o fenômeno de vários ângulos e comparar entre si dados de diferentes fontes. Como resultados, identificamos trabalhos que cujo foco foi a cultura e religiosidade de matriz africana no contexto escolar; o empoderamento feminino nas religiões de matriz africana; as tensões entre religiões de matrizes africanas e escola. O mapeamento aqui empreendido demonstra o compromisso da comunidade científica na reflexão do tema, evidencia, também, os empenhos de pesquisadores em divulgar a construção de novas práticas pedagógicas, novas matrizes curriculares, a busca pela transformação da sociedade o reconhecimento dos sujeitos e seus lugares de pertencimentos, inclusive com indicativos de novas análises a serem realizadas.
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