RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS NO CONTEXTO ESCOLAR
UM ESTADO DA QUESTÃO DAS PESQUISAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Résumé
religiosidade de matriz africana; educação; estado da questão
Téléchargements
Metrics
Références
Bertolino, J. (2010). Os Arturos e o Congado: símbolo de luta e resistência para o povo mineiro.
Brasil (2003). Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”, e dá outras providências.
Brasil (2004). CNE/CP Resolução nº 1 de 17 de março de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana,
Brasil (2008). Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
Caputo, S. G. (2005). Educação em terreiros e como a escola se relaciona com crianças que praticam candomblé. Tese de Doutorado em Educação.
Chaves Junior, L. A. (2015). Identidade Candomblecista em Foco: a história de vida como axé pedagógico. Dissertação de Mestrado em Educação.
Conceição, A. V. da (2012). Diálogos e Silenciamentos interculturais em uma turma de Educação de Jovens e Adultos no Terreiro Mokambo, em Salvador, BA' Dissertação de Mestrado em Educação e Contemporaneidade.
Kileuy, O.; Oxaguiã, V.; Barros, M. (Org.) (2009). O Candomblé bem explicado: nações: Bantu, Ioruba e Fon. Rio de Janeiro: Pallas.
Melo, C. J. B. de (2015). Representações sociais das religiões afro-brasileiras: o que pensam os estudantes das escolas estaduais de referência da cidade do Recife. Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião.
Motta-Roth, D.& Hendges, G. R. (2010). Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial. Série Estratégias de ensino.
Oliveira, A. G. de (2014). A educação nos terreiros de Caruaru/Pernambuco: um encontro com a tradição africana através dos Orixás. Dissertação de Mestrado em Educação.
Oliveira, H. S. de (2012). Educação de Jovens e Adultos em Espaços Religiosos: escolhas, negociações e conflitos. Tese de Doutorado em Educação.
Oliveira, H. S. de (2015). Educação de Jovens e Adultos e religiosidades de matrizes africanas: afirmação da identidade e demarcação da diferença. In: Anais da 37ª Reunião Anual da ANPEd, Florianópolis.
Oliveira, K. R. de (2008). Candomblé de Ketu e Educação: estratégias para o empoderamento da mulher negra. Tese de Doutorado em Educação.
Queiroz, K. G. da S. (2015). Convivendo com os orixás: a trajetória religiosa das crianças adeptas ao candomblé e o contexto escolar. Dissertação de Mestrado em Psicologia.
Quintana, E.(2013). A relação escola-terreiro na perspectiva de famílias candomblecistas. In: Anais da 36ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Goiânia.
Santos, E. P. dos (2005). A educação e as religiões de matriz africana: motivos da intolerância. In: Anais da 28a Reunião anual da ANPEd. Caxambu
Santos, E. P. dos (1997). Religiosidade, Identidade Negra e Educação: o processo de construção da subjetividade de adolescentes dos Arturos. Dissertação de Mestrado em Educação.
Souza, K. M. de (2010). Entre a Escola e a Religião: desafios para as crianças de candomblé do Juazeiro do Norte. Dissertação de Mestrado em Educação.
Vieira, M. B. da S. (2016). As religiões de matrizes africanas no contexto da efetivação da lei 10.639/03 em Cuiabá-MT. Dissertação de Mestrado em Educação.
Copyright (c) 2021 Imagens da Educação

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).