REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA AMAZÔNIA BRAGANTINA
Resumo
O objetivo deste estudo foi o de analisar as representações sociais dos professores sobre o aluno com TDAH e as implicações na prática docente em um município na Amazônia Bragantina. Como suporte teórico-metodológico, adotamos a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003), especificamente a abordagem processual de análise dimensional reconstituída pela relação entre a informação (conceito), o campo de representações (imagem) e as atitudes. Participaram do estudo cinco professoras que atuam no Ensino Fundamental. Na coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e Entrevistas Semiestruturadas. A análise dos dados, organizada na tridimensionalidade, destacou ainda, os elementos constituidores das representações: objetivações e ancoragens a partir da análise do discurso do sujeito coletivo. Os resultados revelam que os professores atribuem sentidos aos alunos TDAH, entrelaçando características que não se encaixam em uma escola que tem como valor a disciplina e a retenção de conteúdo. Contrapondo-se a ideia de incapacidade, a imagem de crianças que aprendem diferente, tem se configurado como orientadora da necessidade de adequações curriculares. Assim, o campo representacional evidencia atitudes de rupturas e construções de novas formas de fazer a escola a partir da centralidade no aluno e do papel do professor.
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