TUTOR EM AÇÃO

ANÁLISES DE FEEDBACKS DE UMA TUTORA A DIÁRIOS REFLEXIVOS NO PROGRAMA HÍBRIDO DE MENTORIA DA UFSCAR

Palavras-chave: Feedback; Tutor; Programa Híbrido de mentoria; Mentor

Resumo

Este estudo tem por tema: feedbacks na formação de professores. Neste sentido, o escopo do trabalho é analisar os feedbacks de uma tutora ao diário reflexivo de uma mentora da Educação Infantil do Programa Híbrido de Mentoria (PHM) da UFSCar ao longo de um período de interações escritas (2017-2019). A pesquisa desenvolvida é de abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Os dados foram analisados com base nos pressupostos teóricos da análise de conteúdo. Os resultados sugerem que a tutora ofereceu feedbacks que ajudam a mentora a perceber as evidências de sua aprendizagem; estimulam a refletir sobre a prática de mentoria; contribuem para a percepção, por parte da mentora, da construção de sua identidade; colaboram com o processo de interação e aproximação, bem como encorajam a criação de vínculos entre mentora e professora iniciante; ajudam na indicação de caminhos e reflexões para solução de dificuldades e enaltecem avanços no processo de desenvolvimento da mentoria.

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Biografia do Autor

Brenda Karla Reis de Carvalho, Universidade Federal de São Carlos

Mestra em Educação (Formação de Professores) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Aline Maria Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Docente titular do departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.

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Publicado
2022-09-08
Como Citar
Carvalho, B. K. R. de, & Reali, A. M. M. R. (2022). TUTOR EM AÇÃO. Imagens Da Educação , 12(3), 80-100. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v12i3.58478
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores