TRABALHO DOCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Palavras-chave: Educação Inclusiva; Educação Profissional; Trabalho Colaborativo.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar algumas ações desenvolvidas pelo Napne (Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas) referentes ao trabalho docente realizado pelo atendimento educacional especializado com um estudante no contexto da educação profissional e tecnológica. O referido aluno apresenta deficiência física decorrente de uma encefalopatia crônica não degenerativa, também conhecida como paralisia cerebral, que ocorreu durante seu nascimento. As ações executadas ancoram-se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski e na pedagogia histórico-crítica de Saviani. Para tanto, adotou-se como procedimento metodológico um estudo de caso baseado nas principais ações executadas no período letivo compreendido entre 2018 e 2019. Destacou-se neste estudo o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem baseadas no atendimento educacional especializado e no trabalho colaborativo, no intuito de proporcionar avanços na aprendizagem do discente. A análise do trabalho desenvolvido evidenciou a importância do professor de Educação Especial para a efetivação de práticas inclusivas consistentes e adequadas aos estudantes com deficiência na educação profissional e tecnológica.

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Biografia do Autor

Douglas Christian Ferrari de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutor em Educação no pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Departamento de Educação, Política e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação-CE/PPGMPE/UFES e do Programa de Pós-graduação em Educação-CE/PPGE/UFES.

 

Laís Perpetuo Colombo, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo - FAPES

Mestra em Ensino na Educação Básica e doutoranda em Educação, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Georgia Bulian Souza Almeida, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Mestra em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional pela Faculdade Vale do Cricaré. Coordenadora Geral de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus São Mateus e Coordenadora do Napne (Núcleo de Atendimento de Pessoas com Necessidades Específicas).

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Publicado
2023-06-28
Como Citar
Melo, D. C. F. de, Colombo, L. P., & Almeida, G. B. S. (2023). TRABALHO DOCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Imagens Da Educação , 13(2), 10-29. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v13i2.62085
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores