TRABALHO DOCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Resumo
Este trabalho objetiva analisar algumas ações desenvolvidas pelo Napne (Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas) referentes ao trabalho docente realizado pelo atendimento educacional especializado com um estudante no contexto da educação profissional e tecnológica. O referido aluno apresenta deficiência física decorrente de uma encefalopatia crônica não degenerativa, também conhecida como paralisia cerebral, que ocorreu durante seu nascimento. As ações executadas ancoram-se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski e na pedagogia histórico-crítica de Saviani. Para tanto, adotou-se como procedimento metodológico um estudo de caso baseado nas principais ações executadas no período letivo compreendido entre 2018 e 2019. Destacou-se neste estudo o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem baseadas no atendimento educacional especializado e no trabalho colaborativo, no intuito de proporcionar avanços na aprendizagem do discente. A análise do trabalho desenvolvido evidenciou a importância do professor de Educação Especial para a efetivação de práticas inclusivas consistentes e adequadas aos estudantes com deficiência na educação profissional e tecnológica.
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Referências
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