MÉTODOS E FERRAMENTAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19

Palavras-chave: Práticas pedagógicas; Aulas remotas; Ensino híbrido

Resumo

Atualmente deve-se ter um olhar atento para o ensino híbrido devido às alterações apresentadas pelo Ministério da Educação do Brasil sobre a carga horária que as Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, devem ofertar na modalidade de Educação a Distância (EaD). Essas IES têm repensado a organização pedagógica e curricular dos cursos presenciais de graduação para ofertar até 40% da carga horária total do curso. A área da Gestão de Conhecimento (GC) propõe métodos e ferramentas que possibilitam melhorar a gestão do conhecimento organizacional. O objetivo geral deste estudo consistiu em identificar quais foram os métodos e as ferramentas da GC aplicados nos cursos presenciais de graduação de uma IES privada, no período inicial de 2019 até o término de 2020, localizada no estado do Paraná, Brasil. Esta pesquisa é de natureza aplicada com abordagem qualitativa, por meio de pesquisa exploratória. Para alcançar os objetivos, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental com aplicação de questionário on-line para uma amostra por conveniência junto aos professores da IES. Os resultados apontam para práticas pedagógicas alinhadas aos métodos e as ferramentas da GC, com abordagem multidisciplinar por intermédio de ferramentas e métodos aplicados no ensino híbrido.

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Biografia do Autor

Iara Carnevale de Almeida, UNICESUMAR

Possui doutorado em Informática pela Universidade de Évora (2011) com equivalência deste pela Universidade Federal pelo Rio Grande do Sul (2012), possui mestrado em Computação pela UFRGS (1994) com equivalência deste no mestrado em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa (2000).

Docente do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Unicesumar, e graduação em Engenharia de Software (modalidades presencial e EaD), Unicesumar/PR. Bolsista de Produtividade do ICETI, Unicesumar/PR.

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Publicado
2022-11-30
Como Citar
Borges Castardo, A. P., Carnevale de Almeida, I., & Fleig Dal Forno, L. (2022). MÉTODOS E FERRAMENTAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19. Imagens Da Educação , 12(4), 118-136. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v12i4.63145
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores