UMA POTENCIALIDADE ESQUECIDA, UMA PRECOCIDADE LATENTE, UM PÚBLICO A SER RECONHECIDO

DIALOGANDO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Educação especial e inclusiva; Alunos com altas habilidades/superdotação; Aluno precoce.

Resumo

Esse relato de pesquisa discute o tema da educação especial e inclusiva, especificamente a altas habilidades/superdotação-AH/SD, diante da escassez de estudos com esse grupo no que tange aos investimentos educacionais que potencializem suas habilidades superiores. A questão geradora que alicerçou o estudo foi:  O que se deve saber sobre a alfabetização de alunos público da educação especial incluídos na escola regular? Tem como objetivo geral: analisar as contribuições de uma formação de professores para a educação inclusiva de alunos com AH/SD. Dialogou-se com Lima (2010, 2016), Rangni; Costa (2016), Delou (2001), Soares (2003) que embasaram teoricamente o estudo. A metodologia desenvolveu-se mediada pela pesquisa descritiva reflexiva. Os resultados evidenciaram a capacidade de argumentação e de criticidade dos professores em formação na análise do cenário atual da educação inclusiva. Conclui-se que, esse estudo contribuirá como apoio que suplementará teoricamente a área da educação especial e inclusiva e que, os exemplos práticos nortearão a atividade docente para a educação inclusiva, sobretudo com alunos precoces. 

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Biografia do Autor

Marcia Raika e Silva Lima, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva em rede (PROFEI) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

 

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Publicado
2024-06-25
Como Citar
Lima, M. R. e S. (2024). UMA POTENCIALIDADE ESQUECIDA, UMA PRECOCIDADE LATENTE, UM PÚBLICO A SER RECONHECIDO. Imagens Da Educação , 14(2), 43-64. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i2.65638
Edição
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores