A ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS (1987-2017)

Palavras-chave: Educação Especial; Inclusão Escolar; Pesquisa Educacional; Deficiência

Resumo

Trata-se de pesquisa que procura mapear a produção científica no campo da educação especial, por meio de balanço tendencial de 1225 teses e dissertações sobre a educação de surdos e deficientes auditivos, no período de 1987 a 2017, mediante cinco indicadores: campo temático, tipo de escolarização, nível de ensino, práticas e lugares da educação especial e língua/linguagem de expressão e comunicação. Destaca-se entre os resultados a relevante preocupação das investigações nas questões de língua e linguagem, bem como a escola especial como o espaço privilegiado para a escolarização de estudantes surdos e deficientes auditivos, mesmo após a disseminação da perspectiva de inclusão escolar, levando-se a considerar que concepções distintas sobre o que é preferível para a escolarização desses estudantes, seja em escolas exclusivas ou classes comuns do ensino regular, disputam seu legítimo reconhecimento.

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Biografia do Autor

Carla Cazelato Ferrari, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

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Publicado
2024-06-25
Como Citar
Ferrari, C. C. (2024). A ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS (1987-2017). Imagens Da Educação , 14(2), 65-86. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i2.66385
Edição
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores