FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A INTEGRAÇÃO CRÍTICA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR
Resumo
O foco analítico é a formação continuada de professores para a integração crítica das tecnologias educacionais tendo em vista os dispositivos das políticas nacionais que regulamentam a educação digital, a programação, a robótica e a computação na educação básica. O debate teórico é construído em acoplamento com os princípios da Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) entendida como conhecimento educacional crítico baseado em dimensões técnicas, práticas e emancipatórias. Os resultados dos ciclos iterativos de pesquisa do tipo Design Based Research evidenciam que os cursos de capacitação direcionados para instrumentalização não são suficientes para o desenvolvimento da FTP. Assim, fragilizam e postergam processos inovadores nas escolas. Conclusivamente, a argumentação centra-se na necessidade de contemplar a integração crítica das tecnologias educacionais nos contextos escolares. Princípios como a interação, a autonomia e coautoria podem gerar e consolidar um movimento de produção e transposição das políticas públicas, dos currículos, materiais e organização didático-metodológica das atividades de estudo.
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