FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A INTEGRAÇÃO CRÍTICA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR

Résumé

O foco analítico é a formação continuada de professores para a integração crítica das tecnologias educacionais tendo em vista os dispositivos das políticas nacionais que regulamentam a educação digital,  a programação, a robótica e a computação na educação básica. O debate teórico é construído em acoplamento com os princípios da Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) entendida como conhecimento educacional crítico baseado em dimensões técnicas, práticas e emancipatórias. Os resultados dos ciclos iterativos de pesquisa do tipo Design Based Research evidenciam que os cursos de capacitação direcionados para instrumentalização não são suficientes para o desenvolvimento da FTP. Assim, fragilizam e postergam processos inovadores nas escolas. Conclusivamente, a argumentação centra-se na necessidade de contemplar a integração crítica das tecnologias educacionais nos contextos escolares. Princípios como a interação, a autonomia e coautoria podem gerar e consolidar um movimento de produção e transposição das políticas públicas, dos currículos, materiais e organização didático-metodológica das atividades de estudo.

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Bibliographies de l'auteur

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Pós-doutora em Educação. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora-pesquisadora do Departamento Administração Escolar (ADE). Orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  

Rafaela Hesse, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

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Publiée
2024-06-25
Comment citer
Mallmann, E. M., & Hesse, R. (2024). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A INTEGRAÇÃO CRÍTICA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR. Imagens Da Educação , 14(2), 109-128. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i2.67502
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores