PROBLEMA DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A CONCEPÇÃO DO PROFESSOR

Palavras-chave: Aprendizagem; Séries iniciais; Professores.

Resumo

A aprendizagem é um processo pelo qual o indivíduo constrói o conhecimento em um ambiente que proporcione uma troca entre professor e aluno. Esse processo pode sofrer interferências, sendo que os problemas de aprendizagem derivam de fatores externos ao indivíduo. O objetivo desta pesquisa foi investigar a concepção de problema de aprendizagem dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa descritiva e o delineamento foi o levantamento de dados. Participaram 38 professores que lecionam em escolas públicas municipais urbanas. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário com 10 perguntas. Na análise dos dados, percebe-se que os professores apresentam um bom conhecimento teórico a respeito da função da escola e do processo de ensino e aprendizagem. Porém, quando questionados sobre os problemas de aprendizagem, os fatores que os ocasionam e as dificuldades em sala de aula, eles culparam a família e o próprio aluno. Quanto à metodologia e didática, reconheceram sua importância. A grande maioria utiliza-se da metodologia construtivista, seguida da tradicional e sócio-interacionista. Muitos afirmaram que não se detêm em apenas uma metodologia, variando-a conforme os alunos e a turma. Dessa forma, nota-se uma incoerência no discurso desses professores, separando teoria e prática.

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Biografia do Autor

Antonio Vanderlei Santos, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Flavio Kieckow, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI

Doutor em Ciências dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Letícia Silva kieckow, Rede Adventista de Educação

Graduada em Psicologia. Psicóloga da Rede Adventista de Educação.

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Publicado
2024-06-25
Como Citar
Santos, A. V., Kieckow, F., & kieckow, L. S. (2024). PROBLEMA DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Imagens Da Educação , 14(2), 171-192. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i2.67721
Edição
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores