O MOVIMENTO DE APRENDIZAGEM DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
EXPERIÊNCIAS DO PIBID
Resumo
O PIBID é um programa voltado para a formação de professores e tem se tornado referência para o processo de instrumentalização teórico-prática. No entanto, na conjuntura recente vivida pela humanidade diante da pandemia de Covid-19, as ações desse programa sofreram alterações e isso impôs alguns limites nesse processo formativo e, ao mesmo tempo, revelou possibilidades no movimento de aprendizagem docente. Assim, é objetivo deste artigo, investigar, a partir das reflexões dos portfólios produzidos pelas acadêmicas do curso de Pedagogia, no PIBID, no período de 2020 a 2021, o movimento da aprendizagem na formação inicial para docência. A metodologia foi análise documental, a partir de três portfólios, como fonte e objeto de análise. Os resultados foram organizados em duas categorias: 1) Os desafios e as possibilidades do PIBID no contexto do ensino remoto; e 2) A formação inicial para a docência: contribuições do PIBID. Diante dos dados apresentados, consideramos que as acadêmicas revelaram um movimento de constituição da identidade profissional e o PIBID materializa uma possibilidade de formação sólida, que, mesmo no ensino remoto, se articulou com possibilidades educativas na escola em relação às reflexões teóricas sobre a prática pedagógica.
Downloads
Referências
ARAÚJO, E. S. (2007) O uso do portfólio reflexivo na perspectiva histórico-cultural. In: 30ª Reunião Anual da ANPED. Anped: 30 anos de pesquisa e compromisso social. Caxambu. Anped (p. 1-15).
BARDIN, L. (2016) Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70.
BRASIL. (2021) Edital 02/2020 - Capes. PIBID. Brasília: Ministério da Educação. Disponível em:
GIL, A. C. (2010) Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas.
HERNÁNDEZ, F. (1998) .Transgressão e mudança na educação: Os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed.
LEONTIEV, A. N. (2017) As necessidades e os motivos da atividade. In: LONGAREZI, A. M., & PUENTES, V. (Org.). Ensino desenvolvimental: Antropologia. Uberlândia: EDUFU (p. 39-58).
MACEDO, R. M. (2021) Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 34, nº 73, (p.262-280) , Mai.Ago.
MORAES, S. P. G. DE, LAZARETTI, L. M., & LACANALLO ARRAIS, L. F. (2019). Formar formando: o movimento de aprendizagem docente na Oficina Pedagógica de Matemática. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 2(3), 643–668. https://doi.org/10.14393/OBv2n3.a2018-47439
PEREIRA, C. R. D., & SANTOS, N. O. B. (2016) A leitura, a escrita e o cálculo numa perspectiva lúdica. In: PEREIRA, C. R. D., & SANTOS, N. O. B. (Orgs.). O PIBID Pedagogia e as escolas parceiras: a construção compartilhada da prática pedagógica. Curitiba: Ìthala (p. 13-20).
PEREIRA, C. R. D., & SANTOS, N. O. B. (2013) Programa institucional de bolsa de iniciação à docência – PIBID: a subárea de pedagogia promovendo a articulação entre educação superior e educação básica. PIBID. In: MARTINS, I. C., & BRITO, K. S. (Orgs.) I. Prática docente inicial e continuada: o PIBID na UNESPAR. União da Vitória: Kaygangue (p. 23-34).
PIZOLI, R. C., & PERIN, C. S. B. (2013) A organização do trabalho pedagógico no PIBID. In: MARTINS, I. C., & BRITO, K. S. I. (Orgs.). Prática docente inicial e continuada: o PIBID na UNESPAR. União da Vitória: Kaygangue (p. 23-34).
PIZOLI, R. C., & SILVA, R. T. M. (2016) Reflexões acerca da metodologia de ensino na educação básica praticada no programa PIBID/UNESPAR. In: PIZOLI, R. C., & STENTZLER, M. M. (Orgs.). Iniciação à docência PIBID e a formação de professores pelos I56 campi da UNESPAR: Paranavaí. Curitiba: Íthala p. (34-41).
RUBINSTEIN, S. L. (2017) Problemas das faculdades e questões da teoria psicológica. In: LONGAREZI, A. M., & PUENTES, V. (Org.). Ensino desenvolvimental: Antropologia. Uberlândia: EDUFU (p. 111-122).
SANTOS, L. A., & LAZARETTI, L. M. (2016) Trabalho docente na Educação Infantil: condições objetivas e subjetivas da prática pedagógica. In: SEMINÁRIO DO TRABALHO: TRABALHO, CRISE E POLÍTICAS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA. Marília: UNESP (p. 532-542)
SAVIANI, D. (2011) Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 9, n. 1 (p. 7-19), jan./jun.
Copyright (c) 2024 Imagens da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).