O MOVIMENTO DE APRENDIZAGEM DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO

EXPERIÊNCIAS DO PIBID

Palavras-chave: Formação docente;, PIBID;, Portfólios.

Resumo

O PIBID é um programa voltado para a formação de professores e tem se tornado referência para o processo de instrumentalização teórico-prática. No entanto, na conjuntura recente vivida pela humanidade diante da pandemia de Covid-19, as ações desse programa sofreram alterações e isso impôs alguns limites nesse processo formativo e, ao mesmo tempo, revelou possibilidades no movimento de aprendizagem docente. Assim, é objetivo deste artigo, investigar, a partir das reflexões dos portfólios produzidos pelas acadêmicas do curso de Pedagogia, no PIBID, no período de 2020 a 2021, o movimento da aprendizagem na formação inicial para docência. A metodologia foi análise documental, a partir de três portfólios, como fonte e objeto de análise. Os resultados foram organizados em duas categorias: 1) Os desafios e as possibilidades do PIBID no contexto do ensino remoto; e 2) A formação inicial para a docência: contribuições do PIBID. Diante dos dados apresentados, consideramos que as acadêmicas revelaram um movimento de constituição da identidade profissional e o PIBID materializa uma possibilidade de formação sólida, que, mesmo no ensino remoto, se articulou com possibilidades educativas na escola em relação às reflexões teóricas sobre a prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Lucinéia Maria Lazaretti, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campus de Paranavaí).

Luara Alexandre dos Santos, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutoranda em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Campus de Araraquara). Professora da Educação Básica do Município de Paranavaí/PR e Professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campus Paranavaí).

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Publicado
2024-10-02
Como Citar
Lazaretti, L. M., & Santos, L. A. dos. (2024). O MOVIMENTO DE APRENDIZAGEM DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO. Imagens Da Educação , 14(3), 63-82. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i3.70372