O GOLPE MILITAR DE 1964 NO BRASIL, UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA METODOLOGIA “NARRATIVAS HISTÓRICAS DE APRENDIZAGEM”
Resumo
O presente artigo destaca uma ação dos discentes da Licenciatura em História da Universidade Federal de Pernambuco no componente curricular “Estágio Supervisionado em História III”, realizado em uma escola municipal de Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco. Durante o estágio, uma dupla de estudantes abordou o Golpe Cívico-Militar de 1964, utilizaram três narrativas históricas: um livro didático escolar utilizado pela escola, um livro de Educação Moral e Cívica de 1971 e uma nota da Comissão da Verdade de 2014. Essas narrativas apresentavam, respectivamente, uma visão linear dos fatos, uma justificativa oficial do regime militar e os abusos de direitos humanos cometidos durante esse período. Ao confrontar essas narrativas, os alunos desenvolveram um entendimento crítico e multifacetado da história. O texto detalha a metodologia de "Narrativas Históricas de Aprendizagem" e discute sua contribuição para a Didática da História no Brasil, associando as práticas de Estágio com reflexões acadêmicas sobre narratividade e aprendizagem histórica.
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