INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR E PRECONCEITOS CONTRA ALVOS FRÁGEIS E ALVOS HOSTIS
Resumo
Neste artigo, a partir de uma pesquisa com 73 estudantes do oitavo ano de três escolas da rede pública da cidade de São Paulo, procurou-se verificar se os preconceitos com diferentes alvos são relacionados entre si e se há relação entre preconceito e desempenho escolar a partir das avaliações bimestrais. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa, descritiva e explicativa; no que se relaciona ao primeiro objetivo foi aplicada a Escala de manifestação de preconceito e calculada uma Análise Fatorial, com o método do principal componente, com rotação Varimax e correlações de Pearson entre os preconceitos dirigidos aos diversos alvos. Para cumprir o segundo objetivo, foram calculadas correlações entre os preconceitos voltados aos diversos alvos e os dois fatores de avaliação escolar. Pôde-se verificar que os escores médios dos preconceitos contra os alunos agressivos e contra os maus alunos são maiores do que os escores médios dos preconceitos em relação aos demais alvos. Também foi identificada a relação entre as avaliações escolares feitas e o preconceito dirigido contra os alvos considerados frágeis: quanto melhor a avaliação, menor o preconceito. Esses resultados indicam que os que estão mais envolvidos com o aprendizado escolar são menos preconceituosos em relação aos alvos considerados frágeis.
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