INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR E PRECONCEITOS CONTRA ALVOS FRÁGEIS E ALVOS HOSTIS

Résumé

Educação; Violência escolar; Desempenho escolar

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur

José Leon Crochick, Universidade de São Paulo - USP

Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Pauo (USP), onde atua como Professor Sênior no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. 

 

Dora Serrer Rufo, Rede Municipal de Ensino de São Paulo

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), na área de concentração Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças. Atua como coordenadora pedagógica na rede municipal de ensino de São Paulo.

Fabiane da Silva Reginaldo, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora da rede municipal de São Paulo.

Références

Referências
Adorno, T.W, & Horkheimer, M. (1985). Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar.
Adorno, T. W. (1995). Palavras e sinais. Petrópolis, RJ: Vozes.
Adorno, T.W. (1996). Adorno, T.W. (1996). Teoria da Semicultura. Educação e Sociedade, 17 (56), 388-411.
Adorno, T. W. (2019). Estudos sobre a personalidade autoritária. São Paulo, SP: Editora da Unesp.
Adorno, T.W. (2020). Educação e emancipação. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.
Arendt, H. (2012). Origens do totalitarismo. São Paulo, SP: Companhia das Letras.
Arendt, H. (2016). Entre o passado e o futuro. São Paulo, SP: Perspectiva.
Astor, R. A., Benbenishty, R., & Estrada, J. N. (2009). School Violence and Theoretically Atypical Schools: The Principal’s Centrality in Orchestrating Safe Schools. American Educational Research Journal, 46 (2), 423-461. doi: 10.3102/0002831208329598
Autor (2015).
Autor (2016).
Autor (2019).
Autor (2021)
Autor (2023)
Autor et al (2022).
Autor et al. (2023)
Autor et al .(2025).
Dias, M. A. L., Oliveira, H. R., & Andrade, P. F. (2025). Concepções e percepções de professores sobre bullying: gênero, educação e autoridade. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS, 30 (60), 124-151. doi:10.55028/intermeio.v30i60
Bacila, M. S. (2024). Violência na escola: um estudo preliminar indicativo de políticas públicas para as cidades educadoras. Caderno Pedagógico, 21 (3), 1-21.4. doi: 10.54033/cadpedv21n3-227.
Basso, F.V.; Souza, C. E. L de, & Rodrigues, C. G. (2023). Violência na escola na percepção dos estudantes brasileiros evidências do Pirls e do Pisav. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais: contribuições ao novo Plano Nacional de Educação II, 9, 305-330. doi: 10.24109/9786558011026.ceppe.v9.5975
Booth,T., & Ainscow, M. (2000). Index for inclusion developing learning and participation in schools. Bristol: CSIE.
Booth,T., & Ainscow, M. (2012). Index for inclusion – developing learning and participation in schools. Bristol: CSIE.
Duboc, M. J. O., Pimentel, S. C., Carneiro, J. R., & Matos, A. L, M. de. (2021). Bullying e desempenho escolar: leituras e compreensões. Olhares: Revista Do Departamento de Educação da Unifesp, 9 (1), 21–37. doi: 10.34024/olhares.2021.v9.11470
Freire, K. B. A., Santana, J. S. da S., Souza, S. de L., Carvalho, R. C. de; & Jesus, M. S. de. (2018). Sentimentos de adolescentes vítimas de violência escolar. Revista de Saúde Coletiva da UEFS, 8(1), 89–94. doi: 10.13102/rscdauefs.v8i1.2602.
Ferreira, L. de C., & Mattos, M. J. V. M. (2023). Violência simbólica e abandono escolar: um estudo correlacional a partir das contribuições de alunos do ensino médio, de escolas públicas. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, 8(15), 156-169.
Freud, S. (2011). O Mal-Estar na Civilização. São Paulo, SP: Companhia das Letras.
Mefano, V., Lopes, M. M. M., & Vermelho, S. C. S. D. (2023). Inclusão e violência escolar: contribuições de um estudo empírico no rio de janeiro. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, 32(69), 167-186. doi: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p167-186
Scorzafave, L. G., Martins Faria, E., & Alves, B. (2020). O que diferencia escolas com bom desempenho nos anos finais do ensino fundamental? Estudos Em Avaliação Educacional, 31(78), 577–599. doi: 10.18222/eae.v0ix.6931
Publiée
2025-09-25
Comment citer
Crochick, J. L., Rufo, D. S., & Reginaldo, F. da S. (2025). INSERÇÃO NA CULTURA ESCOLAR E PRECONCEITOS CONTRA ALVOS FRÁGEIS E ALVOS HOSTIS. Imagens Da Educação , 15(3), 1-20. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i3.76237
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores