O sentido profissional e simbólico do trabalho docente
Abstract
Diante da complexidade da tarefa docente, que faz com que professores e professoras
passem a executar papéis distanciados do ensino, busco neste ensaio refletir sobre
questões urgentes de maneira provocativa: qual o sentido primordial do trabalho
docente? Desse modo, situo o ofício do(a) professor(a) a partir de uma dupla
perspectiva: profissional/intelectual e simbólica/vocacional. Na primeira parte,
apresento o cenário tecnocrático do trabalho docente, passando pelo sentido
profissional e intelectual para, posteriormente, apresentar a perspectiva simbólica (do
homo symbolicus), na qual o docente transcende as relações manifestas e objetivas do seu
trabalho para atingir uma característica mítica fundada no papel primordial do mestre,
cuja matéria-prima está associada ao trabalho artesanal e criativo.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).