A imagem do cientista que desenvolve medicamentos em comédias hollywoodianas: uma discussão curricular
Abstract
O objetivo desse trabalho é analisar as percepções de alunos sobre a imagem do
cientista que desenvolve medicamentos em cinco filmes de comédia utilizados como
subsídio para um estudo de caso aplicado na disciplina de Deontologia Farmacêutica.
Os personagens cinematográficos são criados geralmente levando-se em conta os
estereótipos e o senso comum, representações que são construídas e desconstruídas
culturalmente, em tempo variável. Para tanto, um questionário foi aplicado aos alunos
ao fim da prática pedagógica. A análise dos dados apontou que nestes filmes não havia
farmacêuticos. Quando inquiridos, os alunos tinham dificuldade em citar filmes com
farmacêuticos, sugerindo que este profissional tem pouca visibilidade e que sua
imagem está atrelada às atividades visíveis ao público. Para explicar este panorama,
buscaram-se as políticas públicas da área da saúde e da educação, sendo por isso, uma
discussão curricular.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).