A imagem do cientista que desenvolve medicamentos em comédias hollywoodianas: uma discussão curricular

  • Lêda Glicério Mendonça IFRJ IOC-FIOCRUZ
  • Francisco Romão Ferreira IOC-FIOCRUZ UERJ
  • Lúcia Rodriguez de La Rocque IOC-FIOCRUZ UERJ

Résumé

O objetivo desse trabalho é analisar as percepções de alunos sobre a imagem do
cientista que desenvolve medicamentos em cinco filmes de comédia utilizados como
subsídio para um estudo de caso aplicado na disciplina de Deontologia Farmacêutica.
Os personagens cinematográficos são criados geralmente levando-se em conta os
estereótipos e o senso comum, representações que são construídas e desconstruídas
culturalmente, em tempo variável. Para tanto, um questionário foi aplicado aos alunos
ao fim da prática pedagógica. A análise dos dados apontou que nestes filmes não havia
farmacêuticos. Quando inquiridos, os alunos tinham dificuldade em citar filmes com
farmacêuticos, sugerindo que este profissional tem pouca visibilidade e que sua
imagem está atrelada às atividades visíveis ao público. Para explicar este panorama,
buscaram-se as políticas públicas da área da saúde e da educação, sendo por isso, uma
discussão curricular.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Lêda Glicério Mendonça, IFRJ IOC-FIOCRUZ
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1990) e graduação em Licenciatura plena em Química - PROGRAMA ESPECIAL pela Universidade Salgado de Oliveira (2006). Atualmente é professora de ensino tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-IFRJ. Especialista em Homeopatia pelo Instituto Hahanemanniano do Brasil, Mestra e Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ. Aluna de Doutoramento Sanduíche em Estudos Feministas pela Universidade de Coimbra.. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia, atuando principalmente nos seguintes temas: boas práticas de fabricação, estratégias de ensino, ciência e arte, produtos naturais e farmácia, discussão de relações de gênero na Ciência.
Francisco Romão Ferreira, IOC-FIOCRUZ UERJ
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública e pós-doutorado voltado para o ensino de biociêcias na saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz. Professor adjunto do Instituto de Nutrição da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e professor colaborador do PGEBS (Programa de Pós-Graduação no Ensino de Biociências na Saúde do IOC/FIOCRUZ).
Lúcia Rodriguez de La Rocque, IOC-FIOCRUZ UERJ
Bacharel em Ciências Biológicas (1977) e em Letras (inglês-Literaturas, 1994) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestre em Biologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1988) e em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), é Doutora em Ciências pelo Instituto de Biofísica desta última instituição (1995). Realizou pós- doutorado na área de Antropologia, Gênero e Ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é Pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz, na Fundação Oswaldo Cruz, e Professora Adjunta de Literatura Inglesa na UERJ. Faz parte do corpo docente da pós-graduação em Ensino em BIociências e em Saúde, do Instituto Oswaldo Cruz na Fiocruz e da pós-graduação em Letras da UERJ. Atua principalmente nos seguintes temas: Gênero, Ciência e Saúde na Literatura, e Literatura e outras Mídias na Educação em Ciência
Publiée
2016-04-06
Comment citer
Mendonça, L. G., Ferreira, F. R., & La Rocque, L. R. de. (2016). A imagem do cientista que desenvolve medicamentos em comédias hollywoodianas: uma discussão curricular. Imagens Da Educação , 6(1), 88 - 98. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i1.27631
Rubrique
Estudos de imagens