A imagem do cientista que desenvolve medicamentos em comédias hollywoodianas: uma discussão curricular
Resumo
O objetivo desse trabalho é analisar as percepções de alunos sobre a imagem do
cientista que desenvolve medicamentos em cinco filmes de comédia utilizados como
subsídio para um estudo de caso aplicado na disciplina de Deontologia Farmacêutica.
Os personagens cinematográficos são criados geralmente levando-se em conta os
estereótipos e o senso comum, representações que são construídas e desconstruídas
culturalmente, em tempo variável. Para tanto, um questionário foi aplicado aos alunos
ao fim da prática pedagógica. A análise dos dados apontou que nestes filmes não havia
farmacêuticos. Quando inquiridos, os alunos tinham dificuldade em citar filmes com
farmacêuticos, sugerindo que este profissional tem pouca visibilidade e que sua
imagem está atrelada às atividades visíveis ao público. Para explicar este panorama,
buscaram-se as políticas públicas da área da saúde e da educação, sendo por isso, uma
discussão curricular.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).