Análise das concepções astronômicas apresentadas por alunos do Instituto Federal de São Paulo - Campus Cubatão
Abstract
Resumo
Este artigo relata os resultados de uma pesquisa de conhecimento em astronomia,
realizada entre os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus
Cubatão. Para verificar o nível de conhecimento prévio dos alunos, aplicou-se um
questionário com vinte e cinco perguntas de conhecimento básico. Na primeira etapa,
verificou-se o aprendizado ineficiente obtido no ensino fundamental e médio destes
alunos. Corrigindo-se esta falha grave, ministrou-se, externo ao conteúdo
programático, um curso básico em astronomia, contendo aulas presenciais, palestras e
filmes. Analisadas as respostas desta segunda etapa, comprova-se que os alunos
obtiveram uma melhora significativa no aprendizado.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).