Análise das concepções astronômicas apresentadas por alunos do Instituto Federal de São Paulo - Campus Cubatão
Resumen
Resumo
Este artigo relata os resultados de uma pesquisa de conhecimento em astronomia,
realizada entre os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus
Cubatão. Para verificar o nível de conhecimento prévio dos alunos, aplicou-se um
questionário com vinte e cinco perguntas de conhecimento básico. Na primeira etapa,
verificou-se o aprendizado ineficiente obtido no ensino fundamental e médio destes
alunos. Corrigindo-se esta falha grave, ministrou-se, externo ao conteúdo
programático, um curso básico em astronomia, contendo aulas presenciais, palestras e
filmes. Analisadas as respostas desta segunda etapa, comprova-se que os alunos
obtiveram uma melhora significativa no aprendizado.
Descargas
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).