Avaliação na aula de literatura: a coerência docente entre suas perspectivas e práticas
Abstract
O presente artigo tem como objetivo central estabelecer reflexões críticas na área de ensino da disciplina de literatura no Ensino Médio, especialmente no que se refere aos processos de avaliação da aprendizagem dos estudantes. Dentre os objetivos específicos, investigamos a coerência entre o que uma docente da área acredita ser ensinar a disciplina de literatura e o que a mesma efetivamente avalia em seus alunos. Os materiais coletados para análise incluíram um questionário escrito respondido pela docente e três avaliações de aprendizagem elaboradas e aplicadas por essa mesma docente aos seus alunos. A partir do cruzamento desses dados, e à luz de referencial teórico embasado em Cereja (2005), Showalter (2003), entre outros, concluímos que o discurso da professora se reflete efetivamente em suas práticas de avaliação, uma vez que sua concepção de ensino aberta e comunicativa aos alunos é reiterada pelos tipos de exercícios propostos nas avaliações. Ainda a partir da análise dos dados e do referencial teórico adotado, tecemos comentários sobre processos de ensino e de avaliação na disciplina de literatura, buscando contribuir com a temática específica de avaliação na referida disciplina, que carece de maiores investigações.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).