Avaliação na aula de literatura: a coerência docente entre suas perspectivas e práticas

  • Aline de Mello Sanfelici Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Rosemari Bendlin Calzavara Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Resumen

O presente artigo tem como objetivo central estabelecer reflexões críticas na área de ensino da disciplina de literatura no Ensino Médio, especialmente no que se refere aos processos de avaliação da aprendizagem dos estudantes. Dentre os objetivos específicos, investigamos a coerência entre o que uma docente da área acredita ser ensinar a disciplina de literatura e o que a mesma efetivamente avalia em seus alunos. Os materiais coletados para análise incluíram um questionário escrito respondido pela docente e três avaliações de aprendizagem elaboradas e aplicadas por essa mesma docente aos seus alunos. A partir do cruzamento desses dados, e à luz de referencial teórico embasado em Cereja (2005), Showalter (2003), entre outros, concluímos que o discurso da professora se reflete efetivamente em suas práticas de avaliação, uma vez que sua concepção de ensino aberta e comunicativa aos alunos é reiterada pelos tipos de exercícios propostos nas avaliações. Ainda a partir da análise dos dados e do referencial teórico adotado, tecemos comentários sobre processos de ensino e de avaliação na disciplina de literatura, buscando contribuir com a temática específica de avaliação na referida disciplina, que carece de maiores investigações.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Aline de Mello Sanfelici, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Professora do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutora em Letras Inglês (UFSC) e pós-doutora em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR/CAPES). Atua nas áreas de Letras, Literatura e Ensino.
Rosemari Bendlin Calzavara, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1999). Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Londrina (1989). Graduada em Letras Anglo Portuguesa pela Universidade Estadual de Maringá (1975). Atualmente é professora titular da UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Brasileira, Literatura e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, teoria literária; literatura dramática e teatro e Ensino de Literatura, no Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias e no ensino de graduação, nas modalidades presencial e EAD. 

Publicado
2016-08-02
Cómo citar
de Mello Sanfelici, A., & Bendlin Calzavara, R. (2016). Avaliação na aula de literatura: a coerência docente entre suas perspectivas e práticas. Imagens Da Educação , 6(2), 1-7. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i2.28030
Sección
Ensino e Aprendizagem