Avaliação na aula de literatura: a coerência docente entre suas perspectivas e práticas
Resumen
O presente artigo tem como objetivo central estabelecer reflexões críticas na área de ensino da disciplina de literatura no Ensino Médio, especialmente no que se refere aos processos de avaliação da aprendizagem dos estudantes. Dentre os objetivos específicos, investigamos a coerência entre o que uma docente da área acredita ser ensinar a disciplina de literatura e o que a mesma efetivamente avalia em seus alunos. Os materiais coletados para análise incluíram um questionário escrito respondido pela docente e três avaliações de aprendizagem elaboradas e aplicadas por essa mesma docente aos seus alunos. A partir do cruzamento desses dados, e à luz de referencial teórico embasado em Cereja (2005), Showalter (2003), entre outros, concluímos que o discurso da professora se reflete efetivamente em suas práticas de avaliação, uma vez que sua concepção de ensino aberta e comunicativa aos alunos é reiterada pelos tipos de exercícios propostos nas avaliações. Ainda a partir da análise dos dados e do referencial teórico adotado, tecemos comentários sobre processos de ensino e de avaliação na disciplina de literatura, buscando contribuir com a temática específica de avaliação na referida disciplina, que carece de maiores investigações.
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