Teatro como recurso didático para contextualizar a Física: análise de uma atividade com estudantes do ensino médio
Abstract
A escola é responsável por auxiliar os educandos na construção dos conhecimentos em Física. Buscar alternativas que aproximem essa ciência dos alunos é condição para favorecer a aprendizagem dos professores comprometidos com sua função. A partir desse entendimento, o presente estudo analisa uma proposta didática que utilizou o teatro como ferramenta para discutir e contextualizar conteúdos de Física no ensino médio. O objetivo é relatar e refletir sobre a atividade desenvolvida e apresentar os resultados na forma de análise circunstanciada. A proposta foi desenvolvida com 60 alunos do segundo ano do ensino médio, em uma escola pública do município de Passo Fundo, RS. As peças teatrais foram construídas por eles seguindo a necessidade de abordar conhecimento científico, contextualizado e dentro do rigor exigido pela ciência. Para coleta dos dados e avaliação da atividade utilizou-se dois instrumentos: textos produzidos pelos alunos ao final da atividade e registros da professora em seu diário de classe. Como resultado, o estudo apontou a importância de utilizar recursos como o teatro para aprender Física e que o lúdico favorece o envolvimento dos alunos com o objeto do conhecimento.
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