Teatro como recurso didático para contextualizar a Física: análise de uma atividade com estudantes do ensino médio
Resumen
A escola é responsável por auxiliar os educandos na construção dos conhecimentos em Física. Buscar alternativas que aproximem essa ciência dos alunos é condição para favorecer a aprendizagem dos professores comprometidos com sua função. A partir desse entendimento, o presente estudo analisa uma proposta didática que utilizou o teatro como ferramenta para discutir e contextualizar conteúdos de Física no ensino médio. O objetivo é relatar e refletir sobre a atividade desenvolvida e apresentar os resultados na forma de análise circunstanciada. A proposta foi desenvolvida com 60 alunos do segundo ano do ensino médio, em uma escola pública do município de Passo Fundo, RS. As peças teatrais foram construídas por eles seguindo a necessidade de abordar conhecimento científico, contextualizado e dentro do rigor exigido pela ciência. Para coleta dos dados e avaliação da atividade utilizou-se dois instrumentos: textos produzidos pelos alunos ao final da atividade e registros da professora em seu diário de classe. Como resultado, o estudo apontou a importância de utilizar recursos como o teatro para aprender Física e que o lúdico favorece o envolvimento dos alunos com o objeto do conhecimento.
Descargas
Metrics
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).