O QUE FAZER COM O QUE EMERGE DAS CRIANÇAS? PLANEJANDO COM AS CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Mariângela Costa Schneider Centro Universitário univates
  • Luciane Abreu Ufrgs e Univates
  • Jacqueline Silva da Silva UNIVATES
  • Silvana Neumann Martins Univates

Abstract

O presente artigo aborda a relação entre o que emerge das crianças e o planejamento de uma professora de 1º ano do ensino fundamental. Este estudo é parte de uma pesquisa intitulada Mestrados para a formação de docentes: um lócus de (re)construção e de aprendizagem, desenvolvida em uma instituição de ensino superior com sede em Lajeado, RS, Brasil. A pesquisa teve o objetivo de investigar, a partir do trabalho de uma professora do 1° ano do ensino fundamental, diferentes formas de ensino e de organização do planejamento, levando em consideração o que emerge das crianças. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, aproximando-se de pressupostos da pesquisa-ação. Averiguou-se que a prática pedagógica da professora investigada proporciona um encontro da pedagogia da escuta com uma relação pedagógica de planejamento que busca promover uma ampliação de repertórios infantis, bem como a formação cultural das crianças desde seus primeiros contatos com o universo da escola. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mariângela Costa Schneider, Centro Universitário univates

Doutoranda em Ensino.

Mestre em Ensino pela Univates, Orientadora Educacional e Pedagoga.

Luciane Abreu, Ufrgs e Univates
Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Jacqueline Silva da Silva, UNIVATES

Possui graduação em Pedagogia pela UNISC (1993), mestrado em Educação pela PUCRS (1997) e doutorado em Educação pela UFRGS (2011). Atualmente é professora Titular do Centro Universitário UNIVATES onde também atua como professora permanente do Mestrado em Ensino. 

Silvana Neumann Martins, Univates

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena - Habilitação em Português e Literaturas pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1987) , Especialização e Ensino de Literatura (2001) e Especialização em Gestão Universitária (2007), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e Doutorado em Educação, também pela PUC-RS (2010). Atualmente é docente permanente do Centro Universitário UNIVATES e, além disso, professora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e do Mestrado em Ensino da mesma IES. 

Published
2017-12-15
How to Cite
Costa Schneider, M., Abreu, L., Silva da Silva, J., & Martins, S. N. (2017). O QUE FAZER COM O QUE EMERGE DAS CRIANÇAS? PLANEJANDO COM AS CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Imagens Da Educação , 7(3), 74-85. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i3.36389
Section
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores