O QUE FAZER COM O QUE EMERGE DAS CRIANÇAS? PLANEJANDO COM AS CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
O presente artigo aborda a relação entre o que emerge das crianças e o planejamento de uma professora de 1º ano do ensino fundamental. Este estudo é parte de uma pesquisa intitulada Mestrados para a formação de docentes: um lócus de (re)construção e de aprendizagem, desenvolvida em uma instituição de ensino superior com sede em Lajeado, RS, Brasil. A pesquisa teve o objetivo de investigar, a partir do trabalho de uma professora do 1° ano do ensino fundamental, diferentes formas de ensino e de organização do planejamento, levando em consideração o que emerge das crianças. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, aproximando-se de pressupostos da pesquisa-ação. Averiguou-se que a prática pedagógica da professora investigada proporciona um encontro da pedagogia da escuta com uma relação pedagógica de planejamento que busca promover uma ampliação de repertórios infantis, bem como a formação cultural das crianças desde seus primeiros contatos com o universo da escola.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).