O QUE FAZER COM O QUE EMERGE DAS CRIANÇAS? PLANEJANDO COM AS CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumen
O presente artigo aborda a relação entre o que emerge das crianças e o planejamento de uma professora de 1º ano do ensino fundamental. Este estudo é parte de uma pesquisa intitulada Mestrados para a formação de docentes: um lócus de (re)construção e de aprendizagem, desenvolvida em uma instituição de ensino superior com sede em Lajeado, RS, Brasil. A pesquisa teve o objetivo de investigar, a partir do trabalho de uma professora do 1° ano do ensino fundamental, diferentes formas de ensino e de organização do planejamento, levando em consideração o que emerge das crianças. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, aproximando-se de pressupostos da pesquisa-ação. Averiguou-se que a prática pedagógica da professora investigada proporciona um encontro da pedagogia da escuta com uma relação pedagógica de planejamento que busca promover uma ampliação de repertórios infantis, bem como a formação cultural das crianças desde seus primeiros contatos com o universo da escola.
Descargas
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).