Programa Mais Educação (PME): visão de professores(as) e diretores(as) de escolas municipais de Caxias do Sul, RS
Abstract
Este artigo apresenta resultados preliminares de pesquisa acerca do Programa Mais Educação (PME). Objetiva analisar os principais documentos que norteiam a implantação do PME, investigar as contribuições desse Programa nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como analisar os resultados dos indicadores de fluxo: taxas de aprovação, reprovação, evasão e o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de duas escolas que possuem o PME e os comparar com os de duas escolas da mesma região que não possuem o programa. Foram aplicados questionários a 38 professores dos anos iniciais do ensino fundamental e a dois diretores de duas escolas que aderiram ao PME em 2009, implantaram-no em 2010, mantendo-o de forma ininterrupta até 2015. Os resultados indicam inconsistências nos textos referências do PME e uma clara mudança nos conceitos do programa do documento de 2007 para 2010. Os professores e a direção apontam um melhor rendimento dos estudantes que frequentam o PME quando comparados com os que não frequentam. É possível observar efetiva redução da evasão escolar e tímido aumento no IDEB.
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