Programa Mais Educação (PME): visão de professores(as) e diretores(as) de escolas municipais de Caxias do Sul, RS

Résumé

Este artigo apresenta resultados preliminares de pesquisa acerca do Programa Mais Educação (PME). Objetiva analisar os principais documentos que norteiam a implantação do PME, investigar as contribuições desse Programa nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como analisar os resultados dos indicadores de fluxo: taxas de aprovação, reprovação, evasão e o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de duas escolas que possuem o PME e os comparar com os de duas escolas da mesma região que não possuem o programa. Foram aplicados questionários a 38 professores dos anos iniciais do ensino fundamental e a dois diretores de duas escolas que aderiram ao PME em 2009, implantaram-no em 2010, mantendo-o de forma ininterrupta até 2015. Os resultados indicam inconsistências nos textos referências do PME e uma clara mudança nos conceitos do programa do documento de 2007 para 2010. Os professores e a direção apontam um melhor rendimento dos estudantes que frequentam o PME quando comparados com os que não frequentam. É possível observar efetiva redução da evasão escolar e tímido aumento no IDEB.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur

Vagner Peruzzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Magistério no  Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles em Bento Gonçalves.  Logo iniciou a Licenciatura em  Educação Física na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e a Licenciatura em Pedagogia - Habilitação Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Ao concluir as graduações, dedicou-se na Especialização em Educação Física Escolar.  Atualmente, pela parte da manhã, é professor área I,  no município de Farroupilha. A tarde, é professor de área II (Educação Física) do município de Caxias do Sul. Atua ainda como professor de nível superior no Centro de Ensino Superior Farroupilha (CESF) junto a área psicomotora, déficit de aprendizagens e supervisão de estágios curriculares. Ministra workshop, talk show e oficinas na Serra Gaúcha, acerca de temas atuais em educação. É professor da Pós-Graduação em Docência da Ed. Infantil na Faculdade La Salle. Como forma de qualificar seu fazer pedagógico, é acadêmico da Pós Graduação em Atendimento Educacional Especializado -  Inclusão e do Mestrado em Educação e Ciência – UFRGS.
Diogo Onofre Gomes Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Concluí meu curso de Medicina em 1971, na Universidade Católica de Pelotas. Iniciei, em 1972, minhas atividades como aluno e pesquisador em Bioquímica na UFRGS (Prof. Tuiskon Dick). Em 1976 concluí meu Mestrado na UFRJ (Prof. Leopoldo de Meis) e, em 1980, meu Doutorado na UFRJ (Prof. Iván Izquierdo). Em 1980-1981 fiz meu Pós Doutorado (CNPq) na University of London (Prof. Richard Rodnight) e em 1987/1988 fui Professor Visitante do Laboratório de Neurobiologia, Universidad Autónoma de Madrid (Prof. Galo Ramirez). Em 1994/1995 fui Professor Visitante no Laboratório de Bioenergética, Departamento de Bioquímica Médica, UFRJ (Prof. Leopoldo de Meis). Em 1998 fui Visiting Scientist, no Neurology Service, Veterans Affair Medical Center, CA, USA (Prof. Raymond Swanson). Já publiquei mais de 450 artigos científicos em revistas indexadas de circulação internacional, orientei inúmeras Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado e dezenas de alunos de Iniciação Científica. Esta atuação envolve basicamente a área de Neurociências, onde atuo longo de toda minha vida científica, trabalhando em injúria cerebral mediada por glutamato e neuroproteção exercida pelo nucleosídeo guanosina, abordando aspectos básicos e clínicos de doenças cerebrais. Mais recentemente, comecei a me envolver com a área de Educação em Ciências, onde orientei várias Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado. Recentemente liderei a criação de um PPG em Educação em Ciências na UFRGS, tendo sido seu primeiro Coordenador. Atualmente, sou revisor de artigos científicos em mais de 30 periódicos internacionais, indexados.
Publiée
2018-03-31
Comment citer
Peruzzo, V., & Souza, D. O. G. (2018). Programa Mais Educação (PME): visão de professores(as) e diretores(as) de escolas municipais de Caxias do Sul, RS. Imagens Da Educação , 8(1), e39134. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i1.39134
Rubrique
Políticas Públicas