Programa Mais Educação (PME): visão de professores(as) e diretores(as) de escolas municipais de Caxias do Sul, RS
Resumo
Este artigo apresenta resultados preliminares de pesquisa acerca do Programa Mais Educação (PME). Objetiva analisar os principais documentos que norteiam a implantação do PME, investigar as contribuições desse Programa nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como analisar os resultados dos indicadores de fluxo: taxas de aprovação, reprovação, evasão e o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de duas escolas que possuem o PME e os comparar com os de duas escolas da mesma região que não possuem o programa. Foram aplicados questionários a 38 professores dos anos iniciais do ensino fundamental e a dois diretores de duas escolas que aderiram ao PME em 2009, implantaram-no em 2010, mantendo-o de forma ininterrupta até 2015. Os resultados indicam inconsistências nos textos referências do PME e uma clara mudança nos conceitos do programa do documento de 2007 para 2010. Os professores e a direção apontam um melhor rendimento dos estudantes que frequentam o PME quando comparados com os que não frequentam. É possível observar efetiva redução da evasão escolar e tímido aumento no IDEB.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).