Aprendizagem baseada em problemas em Engenharia de Computação: uma avaliação qualitativa
Abstract
Este artigo apresenta resultados finais de pesquisa qualitativa que objetivou investigar as percepções de estudantes sobre a proposta da Aprendizagem Baseada em Problemas em um curso de Engenharia da Computação. Pressupostos da análise de conteúdo foram utilizados para analisar o corpus das entrevistas semiestruturadas realizadas com uma amostra de 19 estudantes. Os resultados revelam que os estudantes têm se adaptado ao método, pelo menos, em sua maioria. Além disso, demonstraram-se motivados com o uso de problemas, têm desenvolvido autonomia no seu aprendizado e habilidades relevantes para o seu contexto de atuação profissional. As estratégias de avaliação de aprendizagem demonstraram algumas fragilidades em termos de clareza de critérios e/ou feedback.Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).