ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PIBID APÓS UMA DÉCADA DE PROGRAMA (2007 a 2017): PEDAGOGIA EM QUESTÃO
Abstract
O presente artigo teve como objetivo principal realizar um estudo sobre as produções científicas que destacam o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Refletindo sobre concepções de formação docente inicial vigente no Brasil, constata-se que a racionalidade técnica ainda se faz presente. Com essa percepção, há necessidade de repensar um novo modelo de formação inicial ultrapassando a racionalidade técnica e apontando para um modelo que parta da análise das práticas dos professores. Neste contexto em 2010 por meio de uma ação do Ministério da Educação foi implantado PIBID. Para estimar-se as produções científicas do programa, inicialmente selecionamos as seguintes bases de dados: Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontrados 99 dissertações e 27 teses, entre os anos de 2007 a 2017, período referente à implantação do PIBID, até os dias atuais. Através dos resultados do presente estudo, foi possível identificar que o programa tem sido uma alternativa para promover mudanças na formação inicial de professores no Brasil. Ao lado de um tom otimista sobre os trabalhos, há também indicações de fragilidades no programa.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).