ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PIBID APÓS UMA DÉCADA DE PROGRAMA (2007 a 2017): PEDAGOGIA EM QUESTÃO

Abstract

O presente artigo teve como objetivo principal realizar um estudo sobre as produções científicas que destacam o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Refletindo sobre concepções de formação docente inicial vigente no Brasil, constata-se que a racionalidade técnica ainda se faz presente. Com essa percepção, há necessidade de repensar um novo modelo de formação inicial ultrapassando a racionalidade técnica e apontando para um modelo que parta da análise das práticas dos professores. Neste contexto em 2010 por meio de uma ação do Ministério da Educação foi implantado PIBID. Para estimar-se as produções científicas do programa, inicialmente selecionamos as seguintes bases de dados: Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontrados 99 dissertações e 27 teses, entre os anos de 2007 a 2017, período referente à implantação do PIBID, até os dias atuais. Através dos resultados do presente estudo, foi possível identificar que o programa tem sido uma alternativa para promover mudanças na formação inicial de professores no Brasil. Ao lado de um tom otimista sobre os trabalhos, há também indicações de fragilidades no programa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Grasiela Pereira da Silva de Castilhos, Universidade Federal do Paraná (UFPR)eUniversidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná, Bacharelado em Nutrição pela Unidade de Ensino Superior do Vale do Iguaçu, Pós Graduação em Didática e Docência do Ensino Superior pela Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora colaboradora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória/PR e Pedagoga da Rede Estadual de Ensino. Desenvolve pesquisas na área de formação de professores e valorização docente, bem como, temáticas relativas a Educação.

Adriane Knoblauch, Universidade Federal do Paraná
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, mestrado e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutoramento em Educação pela USP. Atualmente é professora associada do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná e atua no programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma universidade. Desenvolve pesquisas com as seguintes temáticas: formação de professores, religião, constituição social da docência, práticas pedagógicas e implantação de políticas públicas sob a ótica da cultura escolar e na perspectiva dos estudos de Pierre Bourdieu.
Published
2019-12-19
How to Cite
de Castilhos, G. P. da S., & Knoblauch, A. (2019). ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PIBID APÓS UMA DÉCADA DE PROGRAMA (2007 a 2017): PEDAGOGIA EM QUESTÃO. Imagens Da Educação , 9(3), 55-65. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i3.43245
Section
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores