ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PIBID APÓS UMA DÉCADA DE PROGRAMA (2007 a 2017): PEDAGOGIA EM QUESTÃO
Résumé
O presente artigo teve como objetivo principal realizar um estudo sobre as produções científicas que destacam o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Refletindo sobre concepções de formação docente inicial vigente no Brasil, constata-se que a racionalidade técnica ainda se faz presente. Com essa percepção, há necessidade de repensar um novo modelo de formação inicial ultrapassando a racionalidade técnica e apontando para um modelo que parta da análise das práticas dos professores. Neste contexto em 2010 por meio de uma ação do Ministério da Educação foi implantado PIBID. Para estimar-se as produções científicas do programa, inicialmente selecionamos as seguintes bases de dados: Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontrados 99 dissertações e 27 teses, entre os anos de 2007 a 2017, período referente à implantação do PIBID, até os dias atuais. Através dos resultados do presente estudo, foi possível identificar que o programa tem sido uma alternativa para promover mudanças na formação inicial de professores no Brasil. Ao lado de um tom otimista sobre os trabalhos, há também indicações de fragilidades no programa.
Téléchargements
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).