RELAÇÕES ENTRE O QUE É INDICADO PELO PCN E O QUE É AVALIADO NA PROVA BRASIL SOBRE NÚMEROS RACIONAIS NA REPRESENTAÇÃO DECIMAL
Abstract
A Matemática integra o cotidiano das pessoas em relação às experiências comuns como medir, contar, comparar e realizar operações com quantidades. Nos sistemas de medida e monetário adotados em âmbito nacional, os números racionais na representação decimal, que por simplificação serão denominados somente como números decimais, são amplamente presentes. No campo escolar, diante do que é indicado pelos dispositivos legais sobre currículo e o que são exigidos em avaliações nacionais, surge a questão de pesquisa: O que é indicado no PCN-Matemática sobre números decimais é convergente com o que é avaliado na Prova Brasil por meio dos descritores de Matemática? Para responder essa questão, o objetivo da investigação foi estabelecer relações entre o que é indicado pelo PCN-Matemática e o que é exigido em relação a esses números nos descritores da Prova Brasil sobre o ensino de números decimais. Esse artigo está estruturado com um referencial teórico sobre currículo escolar. Em seguida há uma breve explanação sobre a Prova Brasil, seus descritores de Matemática, sua escala de proficiência e o PCN-Matemática. Como resultados são apresentadas convergências e divergências entre o que é indicado pelos parâmetros e o que é exigido na avaliação Prova Brasil por meio de seus descritores, no que tange aos números decimais.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).