RELAÇÕES ENTRE O QUE É INDICADO PELO PCN E O QUE É AVALIADO NA PROVA BRASIL SOBRE NÚMEROS RACIONAIS NA REPRESENTAÇÃO DECIMAL
Resumen
A Matemática integra o cotidiano das pessoas em relação às experiências comuns como medir, contar, comparar e realizar operações com quantidades. Nos sistemas de medida e monetário adotados em âmbito nacional, os números racionais na representação decimal, que por simplificação serão denominados somente como números decimais, são amplamente presentes. No campo escolar, diante do que é indicado pelos dispositivos legais sobre currículo e o que são exigidos em avaliações nacionais, surge a questão de pesquisa: O que é indicado no PCN-Matemática sobre números decimais é convergente com o que é avaliado na Prova Brasil por meio dos descritores de Matemática? Para responder essa questão, o objetivo da investigação foi estabelecer relações entre o que é indicado pelo PCN-Matemática e o que é exigido em relação a esses números nos descritores da Prova Brasil sobre o ensino de números decimais. Esse artigo está estruturado com um referencial teórico sobre currículo escolar. Em seguida há uma breve explanação sobre a Prova Brasil, seus descritores de Matemática, sua escala de proficiência e o PCN-Matemática. Como resultados são apresentadas convergências e divergências entre o que é indicado pelos parâmetros e o que é exigido na avaliação Prova Brasil por meio de seus descritores, no que tange aos números decimais.
Descargas
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).