RELAÇÕES ENTRE O QUE É INDICADO PELO PCN E O QUE É AVALIADO NA PROVA BRASIL SOBRE NÚMEROS RACIONAIS NA REPRESENTAÇÃO DECIMAL

Resumen

A Matemática integra o cotidiano das pessoas em relação às experiências comuns como medir, contar, comparar e realizar operações com quantidades. Nos sistemas de medida e monetário adotados em âmbito nacional, os números racionais na representação decimal, que por simplificação serão denominados somente como números decimais, são amplamente presentes. No campo escolar, diante do que é indicado pelos dispositivos legais sobre currículo e o que são exigidos em avaliações nacionais, surge a questão de pesquisa: O que é indicado no PCN-Matemática sobre números decimais é convergente com o que é avaliado na Prova Brasil por meio dos descritores de Matemática? Para responder essa questão, o objetivo da investigação foi estabelecer relações entre o que é indicado pelo PCN-Matemática e o que é exigido em relação a esses números nos descritores da Prova Brasil sobre o ensino de números decimais. Esse artigo está estruturado com um referencial teórico sobre currículo escolar. Em seguida há uma breve explanação sobre a Prova Brasil, seus descritores de Matemática, sua escala de proficiência e o PCN-Matemática. Como resultados são apresentadas convergências e divergências entre o que é indicado pelos parâmetros e o que é exigido na avaliação Prova Brasil por meio de seus descritores, no que tange aos números decimais.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Possui Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007), Especialização em Gestão Escolar pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2008 - 2009), Especialização em Matemática pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FATED (2010 - 2011), Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015) e é Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - ). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa.
Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.
Publicado
2019-12-19
Cómo citar
Lopes, T. B., & Sá, P. F. de. (2019). RELAÇÕES ENTRE O QUE É INDICADO PELO PCN E O QUE É AVALIADO NA PROVA BRASIL SOBRE NÚMEROS RACIONAIS NA REPRESENTAÇÃO DECIMAL. Imagens Da Educação , 9(3), 130-144. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i3.43698
Sección
Políticas Públicas e Gestão Educacional