ESTIMATIVA DO TEMPO PARA A FORMATURA
UM ESTUDO DOS ESTUDANTES DA UFG
Abstract
Este artigo pretende acompanhar os alunos que ingressaram na Universidade Federal de Goiás no ano de 2010 por oito anos, ou seja, até 2017, tendo como objeto de investigação a ocorrência de sua formatura. Para atingir tal intento, foi feita pesquisa documental, sustentada em microdados do Censo da Educação Superior Brasileira de 2010 a 2017, disponibilizados no portal do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”. E, para amparar as discussões sobre temas que despontaram na análise desses dados, foi realizada pesquisa bibliográfica em consulta a publicações da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, bem como a autores que discutem questões como desigualdade de oportunidades e gênero na Educação. Como resultado, o estudo mostrou que os perfis de alunos que apresentam maior razão de chances de se formar são: mulheres, do turno noturno, procedentes de escola pública, que receberam apoio de assistência estudantil no primeiro ano do curso e que usufruíram de bolsa pedagógica.
Downloads
References
Akaike, K. (1974). A new look at the statistical model identification. IEEE Transactions on Automatic Control, 19 (6), 716-723.
Andifes (2019). Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis. V Pesquisa nacional de perfil socioeconômico e cultural dos(as) graduandos(as) das IFES – 2018. Uberlândia. Disponível em: http://www.andifes.org.br/v-pesquisa-nacional-de-perfil-socioeconomico-e-cultural-dos-as-graduandos-as-das-ifes-2018/. Acesso em: 20 out. 2019.
Capes (2015). Plataforma Sucupira. Dados e estatísticas. Disponível em: http://sucupirapaineis.capes.gov.br/. Acesso em: 10 jan. 2020.
Colosimo, E. A. & Giolo, S. R. (2006). Análise de sobrevivência aplicada. São Paulo: Blucher.
IBGE (2016). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Síntese de Indicadores 2015. Rio de Janeiro: IBGE.
Kaplan, E. L. & Meier, P. (1958). Nonparametric estimation from incomplete observations. Journal of the American Statistical Association, 53, 457-481.
OCDE (2018). Education at a Glance 2018. Country Note - Brazil. Disponível em: download.inep.gov.br › ocde › Country_Note_traduzido. Acesso em: 30 jan. 2020.
R Core Team (2019). R: A Language and Environment for Statistical Computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria, URL https://www.R-project.org/.
Ribeiro, C. A. C. (2017). Tendências da desigualdade de oportunidades no Brasil: mobilidade social e estratificação educacional. Mercado de trabalho, 62, 49-65.
Rosemberg F. (2001). Educação formal, mulher e gênero no Brasil contemporâneo. Estudos Feministas, ano 9, 515-540.
Silva, G. P. (2013). Análise de evasão no ensino superior: uma proposta de diagnóstico de seus determinantes. Avaliação, Campinas; Sorocaba, 18 (2), 311-333.
Copyright (c) 2021 Imagens da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).