ESTIMATIVA DO TEMPO PARA A FORMATURA

UM ESTUDO DOS ESTUDANTES DA UFG

Resumen

Este artigo pretende acompanhar os alunos que ingressaram na Universidade Federal de Goiás no ano de 2010 por oito anos, ou seja, até 2017, tendo como objeto de investigação a ocorrência de sua formatura. Para atingir tal intento, foi feita pesquisa documental, sustentada em microdados do Censo da Educação Superior Brasileira de 2010 a 2017, disponibilizados no portal do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”. E, para amparar as discussões sobre temas que despontaram na análise desses dados, foi realizada pesquisa bibliográfica em consulta a publicações da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, bem como a autores que discutem questões como desigualdade de oportunidades e gênero na Educação. Como resultado, o estudo mostrou que os perfis de alunos que apresentam maior razão de chances de se formar são: mulheres, do turno noturno, procedentes de escola pública, que receberam apoio de assistência estudantil no primeiro ano do curso e que usufruíram de bolsa pedagógica.

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Biografía del autor/a

Chaiane de Medeiros Rosa, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Eder Angelo Milani, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutor em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutor em Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, pela Universidade de Brasília (UnB). Professor no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado
2021-09-30
Cómo citar
Rosa, C. de M., Milani, E. A., & Santos, F. F. T. dos. (2021). ESTIMATIVA DO TEMPO PARA A FORMATURA. Imagens Da Educação , 11(3), 136-153. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i3.52277
Sección
Políticas Públicas e Gestão Educacional