DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS – RESULTADOS E REFLEXÕES DISCENTES

Resumo

Compreendendo que “ensinar exige saber escutar” (Freire, 2016, p. 110), o presente estudo tem na opinião discente uma fonte importante de análise de resultados de uma aula de inglês que busca o desenvolvimento do pensamento crítico. A fim de contribuirmos com a literatura sobre o ensino crítico da língua inglesa em escolas regulares, descrevemos e analisamos uma intervenção de 160 minutos organizada em torno da música Luka, de Suzanne Vega que tem como tema central a violência doméstica. Por meio de um teste anterior, um teste posterior, um questionário e observações docentes, foram coletados dados relacionados à aprendizagem da língua inglesa, ao desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes e à opinião destes no que diz respeito ao seu interesse (1) em abordar temas tabu e (2) em utilizar música como recurso de aprendizagem da língua inglesa. Os resultados indicaram que a intervenção foi eficiente para a aprendizagem da língua e contribuiu para a reflexão crítica, além de indicar outros temas que os estudantes gostariam que fossem discutidos em aula. Ainda, o uso de música foi percebido como um fator motivador capaz de reduzir a possível tensão criada pelo tema abordado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Bettoni, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Chapecó
Coordena a especialização em ensino de língua inglesa no IFSC - câmpus Chapecó onde leciona inglês para alunos de nível médio a superior.
Fernando Rosseto Gallego-Campos, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Chapecó
Coordenador do Núcleo de Educação a Distância no IFSC onde leciona em cursos de nível médio a superior.
Publicado
2019-12-19
Como Citar
Bettoni, M., & Gallego-Campos, F. R. (2019). DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS – RESULTADOS E REFLEXÕES DISCENTES. Imagens Da Educação , 9(3), 42-54. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i3.42594
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores