Potencializando a educação crítica por meio de práticas culturais na penitenciária industrial Esmeraldino Bandeira

  • Viviane de Souza Barbosa Maia Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-1168-6784
  • Lobelia da Silva Faceira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Résumé

O artigo tem como objetivo analisar a cultura como instrumento de potencialização da consciência crítica, capaz de resistir aos processos de controle e domínio ideológicos produzidos pela instituição prisão.  A prisão consiste no que Goffman (1987) chamou de instituição total, lugar fechado e formalmente administrado que, ao separar indivíduos de suas relações sociais produz barreiras subjetivas. A pesquisa é de natureza qualitativa, uma vez que problematiza aspectos da vida social, que não podem se restringir a análise quantitativa dos dados, mas prioriza a complementaridade. As técnicas de construção de dados foram a entrevista semiestruturada, a observação participante, análise documental, revisão da literatura gramsciana sobre Ideologia, Hegemonia e Cultura. A pesquisa utilizou como técnica de análise de dados a análise de discurso francesa, um mecanismo que entende o discurso como uma prática social, Foi por meio da análise de discurso que se buscou compreender de modo crítico a resistência da cultura frente aos rebatimentos subjetivos ocasionados pela instituição prisão, suas manifestações e contradições no âmbito da Execução Penal e da ausência do Estado Social ou de direito. Nesse sentido, a cultura passa a ser compreendida como “instrumento” de memória e identidade, possível para apreender a prisão como um espaço “sem muros” que pode ser preenchido de luta e resistência no processo de construção da cidadania.

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Bibliographies de l'auteur

Viviane de Souza Barbosa Maia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Possui experiência em estágio profissional em Serviço Social no setor de doenças infecciosas pediátricas (DIPe) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira/FIOCRUZ. Tendo sido bolsista de extensão no projeto "Universidade e Prisão: um diálogo crítico e dialético", bolsista de pesquisa (FAPERJ) no projeto "Memória Social e Prisão: reflexões sobre as políticas públicas no âmbito da execução penal" e exercido a função de monitoria na disciplina "Instrumentos e Técnicas de Intervenção".
Lobelia da Silva Faceira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Castelo Branco (1995), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professora adjunta da Escola de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Memória Social (PPGMS) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); e Coordenadora do Curso de Mestrado em Memória Social do PPGMS/UNIRIO.Tem experiência no campo ocupacional de Educação e sócio jurídica, com ênfase em Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas, sendo líder do grupo de pesquisa "Violência, Prisão e Políticas Públicas" e da linha de pesquisa "Memória Social e Prisão: Reflexões sobre as políticas públicas no âmbito da execução penal".
Publiée
2019-05-23
Comment citer
Maia, V. de S. B., & Faceira, L. da S. (2019). Potencializando a educação crítica por meio de práticas culturais na penitenciária industrial Esmeraldino Bandeira. Imagens Da Educação , 9(1), 141-156. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i1.43660
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores