NOTAS SOBRE O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Résumé
O texto apresenta notas sobre o currículo e a formação interdisciplinar de professores da Educação Básica. Em virtude da complexidade imanente ao campo curricular – quanto à sua produção na área de Educação – e a interdisciplinaridade, propomos, neste ensaio, aprofundar o debate acerca do tema. Com apoio na revisão de literatura, entendemos que uma proposta de formação interdisciplinar de professores da Educação Básica ganha forma em um currículo que movimenta o conhecimento em sala de aula e para além dela. A interdisciplinaridade, se constituindo em “atos de aprendizagem”, não se reduz à mera organização de matrizes curriculares com a integração de áreas ou disciplinas. O currículo de formação docente que preze pela interdisciplinaridade como medula central desarmoniza a opacidade entre teoria e prática, entre cotidiano e ciência, entre formação teórica e formação humana e a materializa na ação com o conhecimento e trabalho produzido entre os diferentes sujeitos que o vivem.
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