A ORALIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (1998-2016)
Resumen
Este artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo central investigar, ao longo do tempo, mudanças e permanências nos critérios de avaliação utilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), no que concerne ao ensino de oralidade no ciclo de alfabetização. Em consonância com a natureza do objeto e dos objetivos propostos no estudo, adotamos como procedimento metodológico a pesquisa documental e tratamos os dados por meio da análise de conteúdo. Analisamos diferentes edições do Guia de Livros Didáticos do PNLD (1998, 2000/2001, 2004, 2007, 2010, 2013 e 2016), tendo como fonte principal de dados as fichas de avaliação contidas em cada Guia. Os resultados evidenciaram que os critérios referentes à adequação dos gêneros orais a diferentes situações comunicativas, à exploração das relações entre as modalidades oral e escrita da língua e ao uso da língua falada na interação em sala de aula tenderam a permanecer ao longo do recorte temporal analisado. Por outro lado, identificamos mudanças relacionadas, sobretudo, à supressão ou à inclusão de critérios, como, por exemplo, “propõe o uso da língua falada na interação em sala de aula” e “exploram a oralização da escrita”, respectivamente.
Descargas
Metrics
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).