A ORALIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (1998-2016)

  • Estephane Priscilla dos Santos Mendes Universidade Federal de Pernambuco/Centro de Educação - Campus Universitário, s/n, Cidade Universitária – Recife – PE, CEP 50670-901. http://orcid.org/0000-0002-8593-5782
  • Alexsandro da Silva Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste - Av. Campina Grande, s/n - Km 59 - Nova Caruaru, Caruaru - PE, 55014-900, Caruaru - PE – Brasil http://orcid.org/0000-0002-1943-8227

Resumen

Este artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo central investigar, ao longo do tempo, mudanças e permanências nos critérios de avaliação utilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), no que concerne ao ensino de oralidade no ciclo de alfabetização. Em consonância com a natureza do objeto e dos objetivos propostos no estudo, adotamos como procedimento metodológico a pesquisa documental e tratamos os dados por meio da análise de conteúdo. Analisamos diferentes edições do Guia de Livros Didáticos do PNLD (1998, 2000/2001, 2004, 2007, 2010, 2013 e 2016), tendo como fonte principal de dados as fichas de avaliação contidas em cada Guia. Os resultados evidenciaram que os critérios referentes à adequação dos gêneros orais a diferentes situações comunicativas, à exploração das relações entre as modalidades oral e escrita da língua e ao uso da língua falada na interação em sala de aula tenderam a permanecer ao longo do recorte temporal analisado. Por outro lado, identificamos mudanças relacionadas, sobretudo, à supressão ou à inclusão de critérios, como, por exemplo, “propõe o uso da língua falada na interação em sala de aula” e “exploram a oralização da escrita”, respectivamente.

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Biografía del autor/a

Estephane Priscilla dos Santos Mendes, Universidade Federal de Pernambuco/Centro de Educação - Campus Universitário, s/n, Cidade Universitária – Recife – PE, CEP 50670-901.
Doutoranda em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, centro de Educação.
Alexsandro da Silva, Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste - Av. Campina Grande, s/n - Km 59 - Nova Caruaru, Caruaru - PE, 55014-900, Caruaru - PE – Brasil
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Associado 2 do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea.
Publicado
2019-09-16
Cómo citar
Mendes, E. P. dos S., & Silva, A. da. (2019). A ORALIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (1998-2016). Imagens Da Educação , 9(2), 126-140. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i2.45869
Sección
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores