Roda de Conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no Ensino Médio
Resumo
A Roda de Conversa é uma possibilidade metodológica para uma comunicação dinâmica e produtiva entre alunos adolescentes e professores no ensino médio. Essa técnica apresenta-se como um rico instrumento para ser utilizado como prática metodológica de aproximação entre os sujeitos no cotidiano pedagógico. As discussões nas Rodas de Conversa foram pautadas nas percepções de professores e alunos sobre a adolescência e sua influência nas relações entre esses sujeitos. A análise dos dados revelou algumas dificuldades interacionais ligadas à condição de adolescente que, interpretada como condição de rebeldia, desinteresse e irresponsabilidade por alguns participantes da pesquisa, origina o distanciamento entre professor e aluno, impedindo um diálogo mais direto e efetivo no cotidiano da sala de aula. À luz de considerações de autores como Gatti, Iervolino e Pelicioni sobre Grupo Focal foram feitas as adaptações para a Roda de Conversa, que, mesmo realizada com grupos distintos de professor e de alunos, se mostrou um instrumento eficaz para o estabelecimento de um espaço de diálogo e interação.
Downloads
Metrics
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).