PSICOPOLÍTICAS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO

MASSIFICAÇÃO VIA DISPOSITIVO TOTÊMICO

Résumé

O artigo analisa as produções psicopolíticas e culturais mobilizadas pela discursividade do movimento Escola sem Partido. São analisados por conceitos de derivação Nietzscheana e Psicanalítica dois repositórios materiais, a propositiva do Projeto de Lei nº 246 de 2019, que institui o Programa Escola sem Partido, protocolado pelo movimento Escola sem Partido e a organização estética-discursiva presente na página inicial do movimento.  As análises são apresentadas três eixos: a) (Anti)Movimento Escola sem Partido e sua propagação; b) A produção de um tabu pelo movimento Escola sem Partido; e os c) Efeitos de massificação do movimento. É evidenciado que o movimento Escola sem Partido instaura-se por meio de dispositivos do medo, da massificação e da perda de si.

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Bibliographies de l'auteur

Alexandre Luiz Polizel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-CM/Universidade Estadual de Londrina

Professor no Departamento Academico de Humanidades na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Campo Mourão.Doutorando e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Unviersidade Estadual de Londrina. Licenciado em Ciências Biológicas (UEM) e Filosofia (UNAR). Membro do Grupo de Estudos Culturais das Ciências e das Educações (GECCE-UEL).

Moisés Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Professor no Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina. Orienta no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina (PECEM-UEL). Coordenador do Grupo de Estudos Culturais das Ciências e das Educações.

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Publiée
2021-09-30
Comment citer
Polizel, A. L., & Oliveira, M. A. de. (2021). PSICOPOLÍTICAS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO. Imagens Da Educação , 11(3), 154-175. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i3.52084
Rubrique
Políticas Públicas e Gestão Educacional