A PEDAGOGIA RADICAL E INCLUSIVA DIANTE DO CONDICIONAMENTO
NAS TRILHAS DE UMA EDUCAÇÃO VOLTADA A UM ESTADO CONSCIENTE
Résumé
O objetivo deste estudo é apresentar, enquanto possibilidade, a Pedagogia Radical e Inclusiva como caminho para formação de um ser humano diante dos condicionamentos, visando a um maior equilíbrio por meio do Estado Consciente. O problema desta investigação consiste na seguinte questão: Diante dos condicionamentos em que o ser humano se encontra envolvido, os referenciais teóricos da Pedagogia Radical e Inclusiva podem servir de horizontes para uma formação que paute um Estado Consciente? A educação, atualmente, vem carregando um pesado fardo, advindo dos pressupostos da racionalidade instrumental, servindo, assim, aos interesses mercadológicos e dos projetos de modernidade. Estes voltam- se à formação de um indivíduo que se adeque às exigências do mercado. Além desse contexto, o artigo aborda a conjuntura condicionante sob os mais diversos aspectos que envolve a vida e a quase ausência de descondicionantes nos processos educativos. Nesse sentido, busca-se no decorrer deste trabalho analisar as seguintes categorias: pensamento complexo; excelência; autonomia; estado pleno; e pedagogia radical e inclusiva. Como metodologia utilizou-se a hermenêutica-reconstrutiva, concluindo-se que o egocentrismo reprime a formação, mas que se espera atingir um patamar cognitivo de excelência antes que os seres humanos destruam a si próprios e/ou o planeta.
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