A PEDAGOGIA RADICAL E INCLUSIVA DIANTE DO CONDICIONAMENTO

NAS TRILHAS DE UMA EDUCAÇÃO VOLTADA A UM ESTADO CONSCIENTE

Résumé

O objetivo deste estudo é apresentar, enquanto possibilidade, a Pedagogia Radical e Inclusiva como caminho para formação de um ser humano diante dos condicionamentos, visando a um maior equilíbrio por meio do Estado Consciente. O problema desta investigação consiste na seguinte questão: Diante dos condicionamentos em que o ser humano se encontra envolvido, os referenciais teóricos da Pedagogia Radical e Inclusiva podem servir de horizontes para uma formação que paute um Estado Consciente? A educação, atualmente, vem carregando um pesado fardo, advindo dos pressupostos da racionalidade instrumental, servindo, assim, aos interesses mercadológicos e dos projetos de modernidade. Estes voltam- se à formação de um indivíduo que se adeque às exigências do mercado. Além desse contexto, o artigo aborda a conjuntura condicionante sob os mais diversos aspectos que envolve a vida e a quase ausência de descondicionantes nos processos educativos. Nesse sentido, busca-se no decorrer deste trabalho analisar as seguintes categorias: pensamento complexo; excelência; autonomia; estado pleno; e pedagogia radical e inclusiva. Como metodologia utilizou-se a hermenêutica-reconstrutiva, concluindo-se que o egocentrismo reprime a formação, mas que se espera atingir um patamar cognitivo de excelência antes que os seres humanos destruam a si próprios e/ou o planeta.

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Bibliographies de l'auteur

Carlos Roberto Sabbi, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutor em Educação pela Universidade Autônoma de Madrid (UAM) e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Egresso do Programa de Pós-graduação da UCS.

Geraldo Antônio da Rosa, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutor em Teologia: Religião e Educação pela Escola Superior de Teologia (EST), São Leopoldo RS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

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Publiée
2021-12-17
Comment citer
Sabbi, C. R., & Rosa, G. A. da. (2021). A PEDAGOGIA RADICAL E INCLUSIVA DIANTE DO CONDICIONAMENTO. Imagens Da Educação , 11(4), 01-23. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i4.52141
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores