SOB A ÉGIDE DA INOVAÇÃO

OS REFLEXOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA BÁSICA

Résumé

Aproxima conceitualmente políticas educacionais e noções de inovação, confrontando esses preceitos com elementos considerados inovadores, tomando como base de análise as manifestações advindas de profissionais responsáveis por duas escolas brasileiras de Educação Básica. Apresenta conceitos e construções baseados em Apple (2002), Imbernón (2011), Lima (2012) e Veiga (2003) acerca de inovação, Projeto Político-Pedagógico e controle técnico, considerando-os dentro das premissas das políticas educacionais. Trabalha com excertos de entrevistas feitas com equipes diretivas de duas escolas privadas, analisando-os qualitativamente com base nos extratos produzidos pelo software NVivo. Traz como resultados a fragilidade das posturas inovadoras nos contextos escolares investigados, evidenciando a necessidade de avanço a partir de uma compreensão político-pedagógica dos processos de inovação.

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Bibliographies de l'auteur

Ana Cristina Ghisleni, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Em Gestão Educacional - Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Coordenadora do projeto “Inovação na Gestão Educacional: Contextos e Possibilidades do Trabalho Pedagógico". 

Caterine Vila Fagundes, Universidade Veiga de Almeida

Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona em Métodos de Pesquisa e Diagnóstico em Educação. Diretora do Aluno na Ânima Educação.

Luzia Cristina Nogueira de Araújo, Universidade Veiga de Almeida

Doutora em Psicanálise, Saúde e Sociedade. Docente da Universidade Veiga de Almeida.

Références

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Publiée
2022-03-22
Comment citer
Ghisleni, A. C., Fagundes, C. V., & Araújo, L. C. N. de. (2022). SOB A ÉGIDE DA INOVAÇÃO. Imagens Da Educação , 12(1), 191-209. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v12i1.54722
Rubrique
Políticas Públicas e Gestão Educacional