UM PROGRAMA MÁXIMO, UM PROFESSOR MÍNIMO

ESTRATÉGIAS MERCANTILISTAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Résumé

O artigo descreve como a lógica do mercado tem penetrado na formação docente e evidencia a execução dos programas da Fundação Itaú Social e Fundação Telefônica Vivo, que se inseriram na formação continuada dos professores. As contribuições teórico-metodológicas do materialismo histórico-dialético guiaram o percurso da análise documental. Trata-se de pesquisa documental, cujas principais fontes são os documentos oriundos do acordo do empréstimo externo entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Prefeitura Municipal de Manaus. Desse modo, observa a materialização do financiamento das ações do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública de Manaus, compreendido como uma política pública inserida no bojo da educação pública, que incorporou as orientações do BID, garantindo a mercadorização da formação de professores da educação básica. Os resultados mostram a naturalização de que tudo que envolve a educação pública pode e deve ser convertido em bens e produtos comercializáveis. Nesta análise, as implicações do sistema de parceria público-privada na educação, executada pelos acordos, convênios e contratos com o ente público, correspondem à lógica privatista, em que o setor privado passa a ser convocado para conduzir, dar suporte e amparo ao desenvolvimento do setor público.

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Bibliographies de l'auteur

Rudervania da Silva Lima Aranha, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora Formadora da Secretaria Municipal de Educação e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas em Educação (GPPE/UFAM).

Selma Suely Baçal de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

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Publiée
2023-12-09
Comment citer
Aranha, R. da S. L., & Oliveira, S. S. B. de. (2023). UM PROGRAMA MÁXIMO, UM PROFESSOR MÍNIMO. Imagens Da Educação , 13(4), 138-157. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v13i4.64273
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores